O TRATAMENTO COM IBOGAÍNA POSSUI SUA EFICÁCIA COMPROVADA NA REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES EM DROGAS, COM O MENOR CUSTO.
A Ibogaína é obtida de um arbusto da família Apocynaceae, de origem africana Tabernanthe iboga. A fitoterapia com a mesma estimula a produção do hormônio GDNF, promovendo a regeneração do tecido nervoso e estimulando a criação de conexões neuronais. Isso permite reparar áreas do cérebro associadas à dependência em drogas, além de favorecer a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.
De acordo com a pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a eficácia do tratamento com ibogaína é de 72% contra 5% dos tratamentos convencionais.
Sua atuação ocorre principalmente no hipocampo e córtex frontal e seus benefícios são os mais eficazes para a libertação da dependência química (crack, cocaína, heroína, fumo, álcool, entre outros). A desintoxicação permite aos dependentes químicos aliviar a intensidade dos sintomas de abstinência, desagradáveis permanentemente, sintomas esses que normalmente ocorrem na ausência da “droga viciante”. A Ibogaína, utilizada em Tratamento contra o vício em Drogas, além de resolver os problemas da abstinência, retira o desejo de consumo, assim o dependente conquista de fato sua libertação.